Sejam Bem-vindos!

"Que a graça e a paz do nosso Deus seja com todos!"

Assine nosso livro de visitas e deixe sua mensagem!
Clique aqui!


sexta-feira, 10 de abril de 2009

O verdadeiro significado da páscoa!!!


Quantos de nós já associamos páscoa com coelhinhos, chocolate e ovos? Acho que até hoje todos nós! Não só por causa da influencia religiosa como também da influencia comercial por trás de tantas propagandas maliciosas que não só querem vender seus produtos, como usados por satanás, tiram o significado da verdadeira páscoa.

VAMOS SAIR DA IGNORANCIA: PÁSCOA CRISTÃ NUNCA TEVE, TEM OU TERÁ NADA HAVER COM COELHO, OVOS OU CHOCOLATE.

A primeira páscoa foi instituída por Deus depois da nona praga sobre o Egito (ao todo foram dez pragas) e foi instituída como festa para relembrar a saída do povo de Deus do cativeiro do Egito (Êx 12.1-20), e é uma festa celebrada pelos judeus até o dia de hoje no dia 14 de NISÃ (mais ou menos 1 de abril). O nome em hebraico da festa da páscoa é Pessach e seus principais elementos: Cordeiro sem defeito, pães asmos (sem fermento, ázimos) e ervas amargas.

“O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.” (Ex. 12.5-8)

Se você crê que a bíblia é a palavra de Deus aos homens, e o que nela está escrito é verdade tire suas próprias conclusões lendo em sua bíblia o texto completo em Êxodo 12.1-20 e os demais textos.

Diante do exposto cada elemento tem um significado importante, os pães asmos (que a grosso modo quer dizer pão sem fermento), tem como significado a saída as pressas do Egito e o não se deixar envolver (levar) pelos seus costumes e tradições. O fermento é citado nos relatos do próprio Jesus (Mt 16. 6-12) que pedia para que deixassem o fermento (doutrina, hipocrisia – pecado) dos fariseus e saduceus, e Paulo (I Cor 5.8) quando relata que devemos deixar o pecado (fermento) e vivermos ”...com os asmos da sinceridade e da verdade”. As ervas amargosas serviria para lembrar aos judeus o seu tempo de escravidão no Egito. A diante veremos o significado do Cordeiro.
Pra que serviu o cordeiro na primeira páscoa? O sangue do cordeiro não deixou que a última praga chegasse às portas dos judeus “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Ex 12.13) O que tem haver o cordeiro da páscoa com Jesus o Cristo?
Precisamos também falar da páscoa celebrada por Jesus. O texto do Evangelho de Marcos 14.12 diz o seguinte: “E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Páscoa?”. Jesus não só celebrou a páscoa da maneira tradicional, como também instituiu a Ceia do Senhor que foi adotada mais tarde pela igreja cristã como um memorial até a volta de Cristo. Na celebração daquela páscoa, Jesus prediz seu sacrifício na cruz, onde Ele seria o próprio cordeiro pascal (I Coríntios 5.7c “Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal foi imolado.”). Os elementos usados por Jesus foi o vinho e o pão – que simbolizava no vinho o sangue de Cristo derramado por nós e no pão o sacrifício do corpo de Cristo. Como disse João Batista sobre Jesus “...Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João 1.29) – Jesus o cordeiro que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados é o cordeiro perfeito simbolizado pelo cordeiro que livrou da morte os Judeus no Egito.
· O que tem haver o cordeiro da páscoa com Jesus? É que o próprio Jesus como descrito em Isaias 53 foi o cordeiro sem mácula, sem pecado, perfeito o sacrifício único, último e completo que pode salvar o homem da morte eterna causada pelo pecado.

E não foi mera coincidência que tudo isso acontece no período da celebração da páscoa, que simboliza a libertação do povo Judeu do Egito e salvação da última praga pelo sangue do cordeiro. Da mesma forma Cristo na semana da páscoa foi morto como cordeiro, libertando assim, a todos que nEle crer, da morte eterna. E Deus deu a Cristo o poder de salvar todo aquele que clamar, invocar o seu nome. (Rm 10.13)
O mesmo Cristo que morreu ressuscitou venceu a morte e está a destra de Deus nos Céus. Não mais como aquele que foi preso e morto na cruz, mas como aquele que venceu e que vive. (At 2.24; 13.30-31).
A nossa páscoa é Cristo, não mas presos a tradições, costumes pagãos ou se deixando levar pelo apelo das mídias e suas propagandas. O Cristão tem que viver consciente e convicto de que não celebramos mais a páscoa como os outros. Celebramos como uma ordenança deixada por Jesus: a Ceia do Senhor Celebrada por Cristo na noite em que foi traído, logo após a refeição da páscoa. Para servir de lembrança, em memória do seu sacrifício até que ele volte. Como foi a páscoa para os Judeus deixada como memória da libertação do cativeiro no Egito (Ex 12.14) Celebremos a Ceia do Senhor como descrito por Paulo em 1º Coríntios 11. 23- 26, como memória do sacrifício de Cristo.
“Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”


Wagner Lopes
Membro da Primeira Igreja Batista de Canguaretama

3 comentários:

  1. Rendo graças ao nosso Deus por termos mais uma
    forma de comunhão com os amados irmãos da 1ª Igrega Batista de Canguaretama.

    Graça e Paz!

    Sali e Família

    ResponderExcluir
  2. oi eu sou fabio2 menbro da igreja mande imail de vcs para matar um pouco da saudade dos meus irmao,meu imail fabiolimacl01@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi sou fabio2 membro da igreja mande seus imail para manter contatos estou com muita saudade vcs

    ResponderExcluir

Comente e mostre que tem opinião!